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A magia da leitura e escrita

A magia da leitura e escrita


Discentes: Jocilene Pacheco, Lucimar Muniz, Ismael Viana 

APRESENTAÇÃO: 

A magia da leitura e escrita tem como princípio norteador escrever para aprender a escrever, uma vez que os alunos serão envolvidos em situações comunicativas capazes de acionar o repertório construído acerca de gêneros estudados em anos anteriores e dialogar com propostas originárias dos projetos da escola. 

No caso dos 1º e 2º anos, o desafio é produzir pequenos textos associadas à imagem que atendam às ações do selecionar, colecionar, escolher vocabulário, construir listas que representam aquilo que o aluno possa observar ou imaginar em campos semânticos particulares da escola, do aluno, da turma. 

É possível que as crianças vivenciem maiores desafios, quando for preciso ler, compreender, escrever e revisar textos mais extensos e em diferentes situações comunicativas: convite, relato de experiência.

Como conseguinte, a maiores demandas específicas podem surgir, nos momentos de produção, que dizem respeito à interação em grupo e à seleção de estratégias para escrever o gênero priorizado e outros gêneros, uma vez que as crianças, neste ano escolar, estão em processo de ampliação de habilidades referentes ao sistema fonográfico e não são, ainda, experientes, quando o assunto em questão é o domínio da leitura e da escrita.

OBJETIVO:

Proporcionar aos alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental a descoberta da magia da leitura e escrita para construção de ideias, mediante ações que permita parar, pensar e relacionar a informação com o conhecimento. 

MATERIAL PEDAGÓGICO UTILIZADO:

  •  Caixa de sapato;
  • Gargalho e tampa de garrafa pet;
  • Alfabeto móvel e Figuras.
  • Cola
  • Tesoura
  • Pincel 
Caixa da aprendizagem

Procedimentos da produção:

1. É necessário observar o trabalho de inspiração antes de iniciar a produção. Utilizando uma caixa de papelão média, vamos desenhar 6 bolas redondas um pouco a baixo do meio com o auxilio de uma tampinha e caneta, logo após vamos cortar as marcações com o uso de um estilete. 

2. Fazendo o apoio para as tampinhas cortamos 6 gargalos de garrafa pet com o auxílio de uma tesoura e encaixamos nos buracos feitos na caixa.

3. Para formar as palavras utilizamos tampinhas de garrafas e colamos as letras referentes ao nome dos animais. 

Produção do material pedagógico.



A importância de ler consiste em proporcionar aos alunos condições para que eles se sintam estimulados a ler e a adquirir o hábito de leitura descobrindo um mundo novo de conhecimentos e de informações.  É notório que o hábito de ler é determinante para a formação da criança, para que ela seja um adulto feliz, crítico e reflexivo.

A Literatura proporciona mais segurança na fase de alfabetização, e é papel fundamental tanto dos pais quanto da escola e professores criar oportunidades para que a criança se descubra leitora.  Para melhor compreensão desse processo é importante acompanhar de perto, a na sala de aula de crianças que estão nesse período de alfabetização.

A partir daí é importante que o aluno desde cedo já adquira o hábito de leitura, abrindo-lhe as portas para um novo mundo cheio de conhecimento e possibilidades e para que ele adquira as habilidades necessárias para trilhar seus próprios caminhos e ser dono de seu destino.

A magia da leitura incide também no aprendizado em si quando o aluno constrói suas significações e associa o conhecimento com a sua vida e seus sentimentos.


Referências 

AMPLONA, Rosane. Conte aqui que eu canto lá. São Paulo: Melhoramentos, 2013.

Schneuwly, Bernad. DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: SP, Mercado das Letras, 2004.

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