A magia da leitura e escrita
Discentes: Jocilene Pacheco, Lucimar Muniz, Ismael Viana
APRESENTAÇÃO:
A magia da leitura e escrita tem como princípio norteador escrever para aprender a escrever, uma vez que os alunos serão envolvidos em situações comunicativas capazes de acionar o repertório construído acerca de gêneros estudados em anos anteriores e dialogar com propostas originárias dos projetos da escola.
No caso dos 1º e 2º anos, o desafio é produzir pequenos textos associadas à imagem que atendam às ações do selecionar, colecionar, escolher vocabulário, construir listas que representam aquilo que o aluno possa observar ou imaginar em campos semânticos particulares da escola, do aluno, da turma.
É possível que as crianças vivenciem maiores desafios, quando for preciso ler, compreender, escrever e revisar textos mais extensos e em diferentes situações comunicativas: convite, relato de experiência.
Como conseguinte, a maiores demandas específicas podem surgir, nos momentos de produção, que dizem respeito à interação em grupo e à seleção de estratégias para escrever o gênero priorizado e outros gêneros, uma vez que as crianças, neste ano escolar, estão em processo de ampliação de habilidades referentes ao sistema fonográfico e não são, ainda, experientes, quando o assunto em questão é o domínio da leitura e da escrita.
OBJETIVO:
Proporcionar aos alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental a descoberta da magia da leitura e escrita para construção de ideias, mediante ações que permita parar, pensar e relacionar a informação com o conhecimento.
MATERIAL
PEDAGÓGICO UTILIZADO:
- Caixa de sapato;
- Gargalho e tampa de garrafa pet;
- Alfabeto móvel e Figuras.
- Cola
- Tesoura
- Pincel
Procedimentos
da produção:
1. É necessário observar o trabalho de inspiração antes de iniciar a produção. Utilizando uma caixa de papelão média, vamos desenhar 6 bolas redondas um pouco a baixo do meio com o auxilio de uma tampinha e caneta, logo após vamos cortar as marcações com o uso de um estilete.
2. Fazendo o apoio para as tampinhas cortamos 6 gargalos de garrafa pet com o auxílio de uma tesoura e encaixamos nos buracos feitos na caixa.
3.
Para formar as palavras utilizamos tampinhas de garrafas e colamos as letras
referentes ao nome dos animais.
Produção do material pedagógico. |
A importância de ler consiste em proporcionar aos alunos condições para que eles se sintam estimulados a ler e a adquirir o hábito de leitura descobrindo um mundo novo de conhecimentos e de informações. É notório que o hábito de ler é determinante para a formação da criança, para que ela seja um adulto feliz, crítico e reflexivo.
A Literatura proporciona mais segurança na fase de alfabetização, e é papel fundamental tanto dos pais quanto da escola e professores criar oportunidades para que a criança se descubra leitora. Para melhor compreensão desse processo é importante acompanhar de perto, a na sala de aula de crianças que estão nesse período de alfabetização.
A partir daí é importante que o aluno desde cedo já adquira o hábito de leitura, abrindo-lhe as portas para um novo mundo cheio de conhecimento e possibilidades e para que ele adquira as habilidades necessárias para trilhar seus próprios caminhos e ser dono de seu destino.
A magia da leitura incide também no aprendizado em si quando o aluno constrói suas significações e associa o conhecimento com a sua vida e seus sentimentos.
Referências
AMPLONA,
Rosane. Conte aqui que eu canto lá. São Paulo: Melhoramentos, 2013.
Schneuwly, Bernad. DOLZ, Joaquim.
Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: SP, Mercado das Letras, 2004.
Comentários
Postar um comentário