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Produção textual - Práticas que envolvam criatividade

Disciplina: Metodologia do Ensino e da Aprendizagem da Língua Portuguesa

Produção textual - práticas que envolvam a criatividade

Turma envolvida: 3° ano

Acadêmicas : Déborah Garcia e Rilary Nascimento

APRESENTAÇÃO

É comum achar que a fala, a leitura e a escrita são habilidades essenciais para o seu filho se desenvolver, mas elas não são as únicas. Desenvolver a criatividade na infância é um processo tão importante quanto os outros. Por isso, vamos discutir sobre o papel da escola no desenvolvimento criativo.


Afinal, desde muito cedo, a criança exerce a capacidade de desafiar, questionar e descobrir. Em busca de novas ideias, ela mantém mente e coração abertos para fazer conexões. Nesse sentido, o ambiente escolar é propício para oferecer todo o suporte.


Aqui abordaremos mais especificamente alguns tipos de desenvolvimento e de que forma a criatividade contribui para cada um.


Desenvolvimento emocional

A criança mais nova usa várias artes e ferramentas para expressar os pensamentos que ainda não é capaz de compartilhar verbalmente. Dessa forma, as artes criativas podem ajudá-la a liberar os seus sentimentos, colocando-os em uma obra de arte específica.


Tais atividades também permitem que ela se sinta orgulhosa de suas realizações e domine o meio ambiente, quando cria algo. Além disso, a criança ganha confiança em suas capacidades e aumenta a sua autoestima.


Desenvolvimento intelectual

Para entender o mundo à sua volta, a criança se pergunta algumas questões e se envolve em atividades que promovem a compreensão de alguns conceitos básicos. À medida que cresce, aprende a desenvolver um pensamento crítico e a solucionar problemas. A esse respeito, o currículo criativo para a fase infantil ensina os pequenos a considerar alternativas, analisá-las e decidir como aplicá-las no contexto apropriado.

 

Desenvolvimento social

Estando juntas em um ambiente criativo, as crianças aprendem a compartilhar e interagir umas com as outras. São aspectos básicos da aprendizagem social. Canto, dança e atuação teatral implicam o desenvolvimento de habilidades sociais indispensáveis, como: comunicação, simpatia e respeito.

Além de tudo que mencionamos, a criatividade é parte das competências socioemocionais propostas na nova BNCC — Base Nacional Comum Curricular, documento que determina as competências essenciais que todo aluno deve desenvolver para se tornar um cidadão preparado. Portanto, mais que importante, ela é indispensável no ambiente educacional.


Objetivo

Desenvolver a criatividade, as habilidades da escrita, práticas de compreensão, leitura, produção e interpretação textual, de modo a realizar tanto a comunicação escrita quanto a oral, visando encorajá-los alunos a perguntar, isso é, o pensar de maneira independente e flexível, reconhecendo e para isso é fundamental valorizando suas ideias e expressões criativas, aprontando como caminho para a aprendizagem.

Atividade proposta e material pedagógico


A estratégia proposta aqui, consiste em elaborar uma história a partir de elementos sorteados. Os elementos são: cenário, personagem, tempo e um objeto. 


Sugiro que a primeira produção seja feita em forma de texto coletivo. Para começar, deve-se sortear um elemento de cada categoria. É importante que a história contenha todos os elementos e tenha coerência. Após a produção coletiva, podemos propor a produção em duplas ou individual. Abaixo você encontra as imagens de cada categoria sinalizadas por cores: 


-  Vermelho = cenário

-  Verde = personagem

-  Amarelo = tempo

-  Azul = objeto

 

 

 

 

Material utilizado:

-  E.V.A

-  Tesoura

-  Cola

-  Caixa de sapato

-  Fichas (disponibilizadas)



Enfim...

As atividades lúdicas – jogos e brincadeiras despertam para uma forma diferencial de ensinar e aprender, que valoriza o prazer do ato e a importância da consideração do sujeito que é direcionado a atingir um fim, no caso a criança.

 

Convém que os educadores atentem para o fato de que descaracterizar a importância pedagógica do ato de brincar é negar a própria criança, e talvez violentá-la naquilo que tem de mais precioso.

 

Na escola o jogo e/ou brincadeira devem ser incluídos num projeto maior com objetivos educacionais definidos previamente, tendo a consciência do que pretendido, nas competências e habilidades que estão sendo mobilizadas e que deverão ser desenvolvidas com aquela pratica, alternando os aspectos trabalhados que são múltiplos: coordenação motora fina, raciocínio lógico, habilidades motoras, habilidades de linguagens, enfim aquilo que é necessário para consolidação do processo ensino aprendizagem.

 

Fotos das produções PEDAGÓGICAS




Referências

Produção de textos <https://www.todamateria.com.br/producao-de-textos/> Acesso 01 de nov. de 2021.

 

Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade<https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade> Acesso 01 de nov. de 2021.

 

Atividade lúdicas e Interpretação produção de texto<https://br.pinterest.com/pin/661607001479047365/> Acesso 01 de nov. de 2021.


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