Pular para o conteúdo principal

Pontos Turísticos da cidade de Rio Branco – Acre

Pontos Turísticos da cidade de Rio Branco – Acre


Discentes: Ana Flávia, Ariane, Fladja, Maria Patrícia, Lorhana


Apresentação

Conhecendo os pontos turísticos de Rio Branco

Foto 1. Gameleira

A história de Rio Branco começou a partir de uma árvore centenária que fica à margem direita do Rio Acre. Em 1882, Neutel Maia se encantou com a Gameleira e lá resolveu fundar o seringal Volta da Empresa, que viraria a capital acreana. O local se tornou a primeira rua de Rio Branco, hoje chamado de Calçadão da Gameleira e, em 1981, foi tombando como monumento histórico.

Foto 2. Novo Mercado Velho

Antigamente conhecido como Mercado Municipal, hoje o Novo Mercado Velho é um ponto de encontro dos moradores e turistas que passam na capital acreana. Localizado na margem esquerda do rio Acre, de frente para a passarela Joaquim Macedo e as pontes Juscelino Kubitschek e Coronel Sebastião Dantas, o atrativo turístico conta com bares, restaurantes e lojas de artesanato, entre outros. Com 87 anos de existência, o mercado conta com dezenas de comerciantes e artesãos que vendem desde comidas típicas a artigos religiosos.

Foto 3. Palácio Rio Branco/Acre

O Palácio de Rio Branco é a sede do governo do estado brasileiro do Acre, localizado na cidade de Rio Branco e construído em 1930, por Hugo Carneiro. O acervo é constituído em mostrar parte do patrimônio cultural e arqueológico do Estado, como os geoglífos, as formas geométricas de milhares de anos localizadas no Vale do Acre, além da Revolução Acreana, a vida seringueira, os empates e a luta de Chico Mendes. Toda a história do povo acreano está localizada no edifício. Desde que foi restaurado, o Palácio foi visitado por mais de 270 mil pessoas. Parte do prédio foi ambientado com exposições que apresentam as fases históricas do povo acreano. E é cada vez maior o número de turistas de outros Estados e do exterior que buscam conhecer essa história, e a encontram no Palácio Rio Branco.

Foto 4. Memorial dos Autonomistas

Inaugurado em 2002, o Memorial dos Autonomistas Senador José Guiomard Santos, um prédio histórico localizado no centro da cidade de Rio Branco, é um complexo que oferece história, arte e cultura abrigando shows, projetos e outras manifestações artísticas em três espaços interligados: uma galeria de arte, onde há uma exposição permanente sobre o Movimento Autonomista do Acre, bem como mostras e exposições mensais abertas ao público – do salão,  é possível ter acesso ao mausoléu em que estão os restos mortais de Guiomard Santos e sua esposa Lydia Hammes; o Theatro Hélio Melo, um teatro com 150 lugares cujo nome homenageia um dos artistas de maior expressão da arte local; e um ambiente gastronômico, o Café do Theatro, temporariamente fechado. 

Foto 6. Passarela

A passarela de pedestres e ciclistas no Mercado Velho de Rio Branco foi inaugurada dia 27 de outubro de 2006 com o nome do ex-governador do Acre, “Joaquim Falcão Macedo”, possui 200 metros de extensão. Sua obra veio complementar às obras de revitalização do Novo Mercado Velho, consolidando a vocação deste local como um dos mais belos atrativos turísticos de nossa cidade e revelando a proposta que tem norteado as grandes transformações que atualmente ocorrem no Acre ao reunir o tradicional e o moderno de forma harmônica, ao mesmo tempo em que valoriza o rio Acre que se constitui num dos nossos maiores patrimônios paisagísticos.

 Objetivo

Estimular os alunos do 1° ao 5º ano a identificar os pontos turísticos da sua cidade, Rio Branco no estado do Acre, acreditamos que, com a educação voltada para o esclarecimento do turismo como vetor de socialização cultural, os alunos devam reconhecer a cidade como um espaço pertencente a eles e a toda a sociedade acreana.

Estratégia de Aprendizagem: Quebra cabeça – pontos turísticos

Objetivo: Exercitar a memória visual dos lugares que foi apresentado

Construção do material

Para a construção deste material nós usamos papelão, uma folha impressa com a arte que criamos em um aplicativo, cola, fita adesiva estilete e fitilho. E como vocês podem acompanhar pelo vídeo, colamos a impressão, cortamos e transformamos em um lindo quebra-cabeça.

Ao pensarmos sobre essa ferramenta pedagógica, tivemos a ideia de juntar vídeos explicativos (que seriam apresentados em aula, caso estiverem de modo on-line), a construção de um material visual, com o objetivo de consolidar e criar na memória das crianças a visitação, de forma tecnológica aos centros históricos de nossa cidade, que não apenas conta a história de Rio Branco, mas nos leva a conhecer a história do Estado do Acre.


 
Referências

O que fazer em Rio Branco – Acre: pontos turísticos e dicas. Disponível <https://vidasemparedes.com.br/rio-branco-acre-o-que-fazer/>. Acesso em 02 de nov. 2021.

O que fazer em Rio Branco e arredores: conheça um pouco do Acre. Disponível <https://www.penaestrada.blog.br/o-que-fazer-em-rio-branco/>Acesso em 02 de nov. 2021.

O que fazer em Rio Branco, Acre: roteiro de 1 ou 2 dias. Disponível <https://www.360meridianos.com/dica/o-que-fazer-em-rio-branco-acre> Acesso em 02 de nov. 2021.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acre - A história de um povo

Acre é uma das 27  unidades federativas  do  Brasil . Localiza-se no sudoeste da  Região Norte , fazendo divisa com duas unidades federativas:  Amazonas  ao norte e  Rondônia  a leste; e faz fronteira com dois países: a  Bolívia  a sudeste e o  Peru  ao sul e a oeste. Sua área é de 164 123,040 km², que equivale aproximadamente ao  Nepal . Essa área responde inferiormente a 2% de todo o país. De acordo com os geógrafos, se trata de um dos  estados com menor densidade demográfica do Brasil  e foi o mais recente que os brasileiros povoaram de maneira efetiva. Nele localiza-se a extremidade ocidental do Brasil. A cidade onde estão sediados os poderes executivo, legislativo e judiciário estaduais é a capital  Rio Branco . Outros municípios com população superior a trinta mil habitantes são:  Cruzeiro do Sul ,  Feijó ,  Sena Madureira  e  T...

Bem-vindo!

Bem-vindo! Este é o blog do projeto "Construindo saberes, dizeres e fazeres na educação", idealizado pelas professoras Francisca M. Machado e Elzie Ribeiro Yarzon em um trabalho conjunto e multidisciplinar nos cursos de Pedagogia e Psicologia do Centro Universitário Estácio/Unimeta. Imagem de  Darkmoon_Art  por  Pixabay . O curso de Pedagogia e Psicologia do Centro Universitário Estácio/UNIMETA, organizou o projeto  “ Construindo saberes, dizeres e fazeres na educação”,  visando auxiliar na mediação de conflitos, fortalecimento do protagonismo dos educandos no processo de aprendizagem, formação continuada de professores e, principalmente, promoção de espaços de participação da comunidade escolar em tempo de pandemia. Para conhecer todo o nosso conteúdo, você pode tocar no menu que fica no canto superior direito, bem no cantinho da tela. Lá você encontra diversas opções de navegação. Para conhecer o projeto completo você pode também acessar o menu projeto ou ...