Pular para o conteúdo principal

Profa. Dra. Francisca M. Machado

Quem sou?

Profa. Dra. Francisca M. Machado

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre - UFAC, Mestrado em Psicopedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL e Doutorado em Educação - Universidad de La Empresa - UDE/ Universidade Federal de São Carlos –UFSCar / São Paulo. Atualmente sou professora do Centro Universitário Estácio/UNIMETA e da Faculdade de Educação Superior Acreana Euclides da Cunha, pesquisadora no Instituto de Pesquisa da Amazônia. Tem experiência na área de Educação Superior, pesquisadora em produção com ênfase em Educação e Educação Inclusiva e Educação Especial, Formação Docente, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Metodologia Ativa da Aprendizagem; Gestão Educacional; Formação Docente; Deficiência Intelectual; Autismo e Competência Docente. Publicações de artigos, capítulo de livro em revistas especializada na área de Educação.

Ministro as seguintes disciplinas – Estácio/UNIMETA

 Metodologia do Ensino e da Aprendizagem da Língua Portuguesa – 3° e 4º período de Pedagogia 

Metodologia do Ensino e Aprendizagem de História e Geografia – 5º e 6º período de Pedagogia.

Educação Escolar e Inclusão – 7° e 8° período de Psicologia.

O que mudou na Educação?


A pandemia do corona vírus trouxe mudanças em todas as áreas para toda a população mundial e a educação não ficou de fora. Instituições de ensino, professores e alunos tiveram que entrar rapidamente em um processo de adaptação e buscar meios viáveis para dar continuidade ao processo de aprendizagem. Logo, o direito a educação é assegurado para todos os cidadãos e está positivado na nossa Constituição no seu Art. 6° como um direito social, o fato é que o cenário atual requer a adaptação a esses tipos de mudanças, mas também se faz necessário um apoio maior aqueles que não possuem as mesmas oportunidades e recursos que os demais.

 

Sugestão de links e vídeos:


Consultar neste link – Orientação à Queixa Escolar 

https://orientacaoaqueixaescolar.ip.usp.br/

Um grupo do Instituto de Psicologia (IP) da USP, que estuda o assunto desde 1998 e criou a abordagem Orientação à Queixa Escolar (OQE), passou a reunir em seu portal na internet uma série de textos e vídeos sobre questões que envolvem as dificuldades e sofrimentos na vida escolar, durante a quarentena e isolamento social e o retorno à volta das atividades presenciais nas escolas.

Consultarneste link – Pandemia e Educação

https://orientacaoaqueixaescolar.ip.usp.br/pandemia/pandemiaeeducacao/

possui, conteúdo organizado por temas: relações entre alunos e professores em tempos de pandemia, educação inclusiva neste período, atendimento psicológico remoto e outros assuntos. A iniciativa é coordenada por Beatriz de Paula Souza, psicóloga do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (Lieppe) do IP.

 Saúde Mental e Emocional dos educadores


O cuidado com a saúde mental – Psicologia – Consulte Saúde e Bem - estar

 


Saúde Mental – Ciclo Saúde



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acre - A história de um povo

Acre é uma das 27  unidades federativas  do  Brasil . Localiza-se no sudoeste da  Região Norte , fazendo divisa com duas unidades federativas:  Amazonas  ao norte e  Rondônia  a leste; e faz fronteira com dois países: a  Bolívia  a sudeste e o  Peru  ao sul e a oeste. Sua área é de 164 123,040 km², que equivale aproximadamente ao  Nepal . Essa área responde inferiormente a 2% de todo o país. De acordo com os geógrafos, se trata de um dos  estados com menor densidade demográfica do Brasil  e foi o mais recente que os brasileiros povoaram de maneira efetiva. Nele localiza-se a extremidade ocidental do Brasil. A cidade onde estão sediados os poderes executivo, legislativo e judiciário estaduais é a capital  Rio Branco . Outros municípios com população superior a trinta mil habitantes são:  Cruzeiro do Sul ,  Feijó ,  Sena Madureira  e  T...

Bem-vindo!

Bem-vindo! Este é o blog do projeto "Construindo saberes, dizeres e fazeres na educação", idealizado pelas professoras Francisca M. Machado e Elzie Ribeiro Yarzon em um trabalho conjunto e multidisciplinar nos cursos de Pedagogia e Psicologia do Centro Universitário Estácio/Unimeta. Imagem de  Darkmoon_Art  por  Pixabay . O curso de Pedagogia e Psicologia do Centro Universitário Estácio/UNIMETA, organizou o projeto  “ Construindo saberes, dizeres e fazeres na educação”,  visando auxiliar na mediação de conflitos, fortalecimento do protagonismo dos educandos no processo de aprendizagem, formação continuada de professores e, principalmente, promoção de espaços de participação da comunidade escolar em tempo de pandemia. Para conhecer todo o nosso conteúdo, você pode tocar no menu que fica no canto superior direito, bem no cantinho da tela. Lá você encontra diversas opções de navegação. Para conhecer o projeto completo você pode também acessar o menu projeto ou ...