Pular para o conteúdo principal

O Projeto

CONSTRUINDO SABERES, DIZERES E FAZERES NA EDUCAÇÃO


Justificativa

Em meio à pandemia da Covid-19, as escolas públicas vivenciam um contexto marcado por desigualdades, alunos sem acesso à internet, computadores e ambientes inadequados à aprendizagem ou sem qualquer iniciativa de amparo a atividades educativas marcaram, até o momento, o período da pandemia.

O curso de Pedagogia e Psicologia do Centro Universitário Estácio/UNIMETA, organizou o projeto Construindo saberes, dizeres e fazeres na educação”, visando auxiliar na mediação de conflitos, fortalecimento do protagonismo dos educandos no processo de aprendizagem, formação continuada de professores e, principalmente, promoção de espaços de participação da comunidade escolar em tempo de pandemia.

Atualmente a escola representa grande diversidade de realidades práticas e funcionais, porém o seu foco de atuação é a formação produtiva dos seus educandos. Para contribuir com essa busca, o profissional psicólogo, deve agregar valores e atuar como um agente de construção do saber, fomentador de dúvidas e reflexões sobre o fazer pedagógico

 A intervenção da atuação do psicólogo dentro da escola mantendo uma visão preventiva, contemplando o atendimento aos educandos, pais e professores fazem necessária, visto que a relação de ensino e aprendizagem reafirma o papel do psicólogo e suas contribuições na educação, e ao mesmo tempo contribui no âmbito escolar em proporcionar aos pedagogos e demais profissionais da Educação uma reflexão sobre sua prática educativa.

Por fim, o projeto é oportunizar aos educandos, as famílias e as escolas públicas, intervenções psicológicas com auxilio integral na educação, e pedagógica por meio, de produções de cartilhas educativas, panfletos orientadores, atividades adaptadas com o intuito de intervir, modificar e melhorar o processo de aprendizagem e promover a autonomia e autoestima dos educandos, para a nova forma de aprender e ensinar.

Objetivo Geral

Impulsionar a intervenções psicológica nos processos educativos e pedagógico no desenvolvimento de saberes no contexto da escola, utilizando, produções de cartilhas educativas, panfletos orientadores, atividades adaptadas para os educandos de escolas públicas no período de distanciamento social, por meio de formação continuada e recursos pedagógicos adaptados as necessidades específicas dos educandos e suas potencialidades.

Referencial teórico

No cenário do ano de 2020 até os dias atuais, trouxe inúmeros desafios para a sociedade contemporânea.  Enfrentar uma pandemia e seus efeitos nos obriga a pensar em alternativas para questões sociais, especialmente em períodos de distanciamento social. Dentre as diferentes instituições atingidas, nosso olhar e nossa preocupação recaem, principalmente, para a escola e as famílias, entendendo e valorizando a estreita relação entre elas.

Com a notificação do Decreto nº196 de 17 de março de 2020, que declara a situação de emergência e cria Comitê de Enfrentamento e Monitoramento de Emergência para infecção humana pelo Corona vírus (COVID-19) – CEME – COVID19, as aulas presenciais são suspensas.

Afinal, cabe lembrar que o espaço escolar é rico de aprendizagens para além daquelas consideradas nos livros didáticos, as interações, relações, normas e regulamentos ensinam. É principalmente na escola que as crianças e jovens, aprendem a lidar com as diferenças, com os valores como solidariedade, empatia, respeito e ética. É também na escola que professores podem acompanhar os processos de aprendizagem dos alunos, buscando mediar as dificuldades e replanejar suas ações.

Materiais e Métodos

 Material digital. 

Contribuições Esperadas:

Construir o trabalho em equipe aos estudantes, professores e comunidade escolar, propondo a discussão de temáticas pertinentes, formação continuada e materiais pedagógicos adaptados durante todo o desenvolvimento do projeto.  

Avaliação: Ocorrerá durante o evento, por meio da participação e colaboração dos participantes.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:


Período de Realização

Data de Início:

Data de Término:

Atividades

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Oficina

 

 

 

 

 

 

 

 

x

x

x

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PESSOAS ENVOLVIDAS NO PROJETO

Docente(s)

Curso

Francisca de Moura Machado

Pedagogia/Psicologia

Elzie Ribeiro Yarzon

Pedagogia/Psicologia

Ducilene Cameli Negreiros

Pedagogia

Tatyana Cristina Cardoso Xavier

Psicologia

 

 


Discentes:

 

Curso

Período

Nº de Matrícula

Alunos do 3º e 4° período

PEDAGOGIA

3º e 4°

 

Alunos do 5º e 6° período

PEDAGOGIA

5° e 6º

 

Alunos do 3º período

PSICOLOGIA

 

Alunos do 7º e 8° período

PSICOLOGIA

7° e 8°

 

Referências:

  • BRASIL (2020), Decreto nº196 de 17 de março de 2020, que declara a situação de emergência e cria Comitê de Enfrentamento e Monitoramento de Emergência para infecção humana pelo Corona vírus (COVID-19) – CEME – COVID19 e dá outras providencias.
    1. SOARES, Magda. Alfaletrar. Toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo; Ed. Contexto,2020.
    2. https://www.museudaimaginacao.com.br/blog/como-o-isolamento-social-afeta-o-comportamento-infantil

    https://lunetas.com.br/como-se-sentem-as-criancas-apos-um-ano-de-isolamento-social/


    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Acre - A história de um povo

    Acre é uma das 27  unidades federativas  do  Brasil . Localiza-se no sudoeste da  Região Norte , fazendo divisa com duas unidades federativas:  Amazonas  ao norte e  Rondônia  a leste; e faz fronteira com dois países: a  Bolívia  a sudeste e o  Peru  ao sul e a oeste. Sua área é de 164 123,040 km², que equivale aproximadamente ao  Nepal . Essa área responde inferiormente a 2% de todo o país. De acordo com os geógrafos, se trata de um dos  estados com menor densidade demográfica do Brasil  e foi o mais recente que os brasileiros povoaram de maneira efetiva. Nele localiza-se a extremidade ocidental do Brasil. A cidade onde estão sediados os poderes executivo, legislativo e judiciário estaduais é a capital  Rio Branco . Outros municípios com população superior a trinta mil habitantes são:  Cruzeiro do Sul ,  Feijó ,  Sena Madureira  e  T...

    Bem-vindo!

    Bem-vindo! Este é o blog do projeto "Construindo saberes, dizeres e fazeres na educação", idealizado pelas professoras Francisca M. Machado e Elzie Ribeiro Yarzon em um trabalho conjunto e multidisciplinar nos cursos de Pedagogia e Psicologia do Centro Universitário Estácio/Unimeta. Imagem de  Darkmoon_Art  por  Pixabay . O curso de Pedagogia e Psicologia do Centro Universitário Estácio/UNIMETA, organizou o projeto  “ Construindo saberes, dizeres e fazeres na educação”,  visando auxiliar na mediação de conflitos, fortalecimento do protagonismo dos educandos no processo de aprendizagem, formação continuada de professores e, principalmente, promoção de espaços de participação da comunidade escolar em tempo de pandemia. Para conhecer todo o nosso conteúdo, você pode tocar no menu que fica no canto superior direito, bem no cantinho da tela. Lá você encontra diversas opções de navegação. Para conhecer o projeto completo você pode também acessar o menu projeto ou ...