Justificativa
Em meio à pandemia da Covid-19, as escolas públicas vivenciam um contexto marcado por desigualdades, alunos sem acesso à internet, computadores e ambientes inadequados à aprendizagem ou sem qualquer iniciativa de amparo a atividades educativas marcaram, até o momento, o período da pandemia.
O curso de Pedagogia e Psicologia do Centro Universitário Estácio/UNIMETA, organizou o projeto “Construindo saberes, dizeres e fazeres na educação”, visando auxiliar na mediação de conflitos, fortalecimento do protagonismo dos educandos no processo de aprendizagem, formação continuada de professores e, principalmente, promoção de espaços de participação da comunidade escolar em tempo de pandemia.
Atualmente a escola representa grande diversidade de realidades práticas e funcionais, porém o seu foco de atuação é a formação produtiva dos seus educandos. Para contribuir com essa busca, o profissional psicólogo, deve agregar valores e atuar como um agente de construção do saber, fomentador de dúvidas e reflexões sobre o fazer pedagógico
Por fim, o projeto é oportunizar aos educandos, as famílias e as escolas públicas, intervenções psicológicas com auxilio integral na educação, e pedagógica por meio, de produções de cartilhas educativas, panfletos orientadores, atividades adaptadas com o intuito de intervir, modificar e melhorar o processo de aprendizagem e promover a autonomia e autoestima dos educandos, para a nova forma de aprender e ensinar.
Objetivo Geral
Impulsionar a intervenções psicológica nos processos educativos e pedagógico no desenvolvimento de saberes no contexto da escola, utilizando, produções de cartilhas educativas, panfletos orientadores, atividades adaptadas para os educandos de escolas públicas no período de distanciamento social, por meio de formação continuada e recursos pedagógicos adaptados as necessidades específicas dos educandos e suas potencialidades.
Referencial teórico
No cenário do ano de 2020 até os dias atuais, trouxe inúmeros desafios
para a sociedade contemporânea. Enfrentar uma pandemia e seus efeitos nos
obriga a pensar em alternativas para questões sociais, especialmente em
períodos de distanciamento social. Dentre as diferentes instituições atingidas,
nosso olhar e nossa preocupação recaem, principalmente, para a escola e as
famílias, entendendo e valorizando a estreita relação entre elas.
Com a notificação do Decreto nº196 de 17 de março de 2020, que declara a situação de emergência e cria Comitê de Enfrentamento e Monitoramento de Emergência para infecção humana pelo Corona vírus (COVID-19) – CEME – COVID19, as aulas presenciais são suspensas.
Afinal, cabe lembrar que o espaço escolar é rico de aprendizagens para além daquelas consideradas nos livros didáticos, as interações, relações, normas e regulamentos ensinam. É principalmente na escola que as crianças e jovens, aprendem a lidar com as diferenças, com os valores como solidariedade, empatia, respeito e ética. É também na escola que professores podem acompanhar os processos de aprendizagem dos alunos, buscando mediar as dificuldades e replanejar suas ações.
Materiais e Métodos
Material digital.
Contribuições Esperadas:
Construir o trabalho em equipe aos estudantes, professores e comunidade escolar, propondo a discussão de temáticas pertinentes, formação continuada e materiais pedagógicos adaptados durante todo o desenvolvimento do projeto.
Avaliação: Ocorrerá durante o evento, por meio da participação e colaboração dos participantes.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:
Período de Realização |
Data de Início: Data de Término: |
Atividades |
Jan |
Fev |
Mar |
Abr |
Mai |
Jun |
Jul |
Ago |
Set |
Out |
Nov |
Dez |
Oficina |
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PESSOAS ENVOLVIDAS NO PROJETO
Docente(s) |
Curso |
Francisca de Moura Machado |
Pedagogia/Psicologia |
Elzie Ribeiro Yarzon |
Pedagogia/Psicologia |
Ducilene Cameli Negreiros |
Pedagogia |
Tatyana
Cristina Cardoso Xavier |
Psicologia |
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Discentes:
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Curso |
Período |
Nº de Matrícula |
Alunos do 3º e 4° período |
PEDAGOGIA |
3º e 4° |
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Alunos do 5º e 6° período |
PEDAGOGIA |
5° e 6º |
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Alunos do 3º período |
PSICOLOGIA |
3º |
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Alunos do 7º e 8° período |
PSICOLOGIA |
7° e 8° |
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Referências:
- SOARES, Magda. Alfaletrar. Toda criança pode
aprender a ler e a escrever. São Paulo; Ed. Contexto,2020.
- https://www.museudaimaginacao.com.br/blog/como-o-isolamento-social-afeta-o-comportamento-infantil
https://lunetas.com.br/como-se-sentem-as-criancas-apos-um-ano-de-isolamento-social/
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