Pular para o conteúdo principal

Projeto Inclusão na Escola

Disciplina: Intervenções em Processos Educativos 


Discentes: João Vitor Brito da Cunha, Antônio Pinto de Lima Neto, Vanessa Nepomuceno, Maria de Jesus, Vanessa Alves, Caio Sena e Isa Louise.

Docente: Elzie Ribeiro Yarzon

Projeto Inclusão na Escola

Introdução

Para compreender o processo de inclusão escolar é necessário considerar que a exclusão, foi por muito tempo a mais dura realidade para indivíduos que não faziam parte da homogeneização a qual eram submetidas todas as instituições sociais

A escola enquanto instituição social também era regida por padrões de seletividade que excluíam os “ e que, por muito tempo, ficaram segregados às margens de todo o trabalho educacional

O grande desafio do processo histórico da inclusão educacional é passar do plano de princípios e declarações de implementação para o plano da ação e execução.

Imagem: Grupo Marista

Objetivos Gerais

1 - Facilitar a inclusão de alunos com deficiências no ambiente escolar

2 - Identificar as dificuldades apresentadas no ambiente escolar;

3 - Alinhar o sistema de aprendizagem entre alunos e professores.

Objetivos Específicos

1 - Promover oficinas e palestras didáticas orientadoras no ambiente escolar

2 - Promover intervenção de forma educativa e funcional na escola

3 - Levar propostas de ensino para adaptação dos colaboradores do ambiente escolar

Psicólogo Mogi das Cruzes


Desenvolvimento

Referencial Teórico

O TDAH é uma condição neurobiológica que atinge de 3 a 7 da população. Hoje, estimasse que 60 a 70 das pessoas que tiveram TDAH na infância mantêm o transtorno na vida adulta. Devido ao seu início precoce e ao seu caráter crônico, esse transtorno prejudica o desenvolvimento do indivíduo, trazendo limitações que posteriormente serão difíceis de serem superadas.

O TDAH pode proporcionar diversas consequências como baixo desempenho escolar, baixa autoestima, dificuldades de relacionamento e interferência no desenvolvimento educacional e social Atualmente, a genética é o principal fator relacionado à gênese do TDAH, assim como situações externas por exemplo, o fumo no período de gestação.

O portador de TDAH não consegue dar conta das demandas do cotidiano, assim como aquele que com  ele convivem. Sendo assim, torna-se evidente a necessidade de capacitar o professor no sentido de atuar junto a essas crianças, promovendo não só a interação delas no ambiente escolar, mas, sobretudo, o aproveitamento dos conteúdos. É preciso intervir com eficiência, e não apenas acompanhar o aluno.
Considerações Finais

Contudo, apesar de todos os desafios, tanto de espaços físicos, quanto adaptação, é de suma importância tratar as relações entre alunos, professores, gestão, funcionários e pais.

Para que os discentes se adaptem ao meio escolar, eles primeiramente devem estar se sentindo incluídos no meio familiar, de modo a assegurá-los um ambiente saudável e acolhedor.

As palestras e oficinas servirão para a aprendizagem tanto de alunos quanto de professores e demais envolvidos no ambiente escolar, aprimorando as relações e levando o fator inclusão para dentro do ambiente escolar juntamente com recursos que facilitem a locomoção dos alunos e/ou funcionários, bem como o aprendizado, assim seremos capazes de promover um ambiente onde as crianças se sintam seguras e acolhidas, além de gerar respeito mútuo e uma melhor socialização.

É importante saber o contexto em que o aluno está inserido, as necessidades e dificuldades enfrentadas tanto em casa quanto na própria escola "Toda prática educativa traz em si uma teoria do conhecimento Esta é uma afirmação incontestável e mais incontestável ainda quando referida à prática educativa escolar".

Autores como Stainback e Stainback 1999 afirmam que a escola é um lugar do qual todos fazem parte, em que todos são aceitos, onde todos ajudam e são ajudados por seus colegas e por outros membros da comunidade escolar É a partir da convivência que se aprende a viver com as diferenças.

REFERÊNCIAS:

http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/3453/Vygotsky%20e%20as%20teorias%20da%20aprendizagem.pdf?sequence=1 

https://bvsms.saude.gov.br/paralisiacerebral2/#:~:text=Paralisia%20Cerebral%20(PC)%2C%20a,%20a%20postura%20do%20corpo.

https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/22562_9959.pdf

https://www.paho.org/pt/topicos/transtorno-do-espectro-autista

https://zenklub.com.br/blog/saude-bem-estar/tdah/

Amaral, A. H. (2001). Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Arquivos de Neuropsiquiatria, 59(4), 884-888.

Barkley, R. A. (2002). Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH): guia completo e

autorizado para os pais, professores e profissionais da saúde (L. S. Roizman, Trad.). Porto Alegre, RS: Artmed. 

Galvão, A. L., Abuchaim, C. M. (2009, maio). Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Recuperado em 10 outubro, 2009, de http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?420

Habib, O. M. B. (2005). Floresta Azul: “Nossa Terra, Nosso orgulho”. Ibicaraí: Rezende. 

Lopes, R. M. F., Nascimento, R. F. L., Bandeira, D. R. (2005). Avaliação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em adultos (TDAH): uma revisão de literatura. Recuperado em 8 de outubro, 2009, Neto, M. R. L. (2010). TDAH ao longo da vida: Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. São Paulo: Artmed.

Risueño, A. E. (2001) Aportes de la neuropsicología dinámica integral al diagnóstico y tratamiento del ADHD. Revista de Psiquiatria Psicologica del Niño y Adolescente, 4(1), 79-87. 

Rohde, L. A., Barbosa, G., Tramontina, S., & Polanczyk, G. (2000). Transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade. Revista Brasileira de Psiquiatria, 22(s.2). Recuperado em 14 novembro, 2009

J. S. Freitas, K. C. Figueiredo, N. R. Bomfim & T. F. R. Mendonça 183 Silva, A. B. B. (2009). Mentes inquietas: TDAH: Desatenção, hiperatividade e impulsividade (Ed. rev. e ampl.).Rio de Janeiro: Objetiva. 

Souza, I., Serra, M. A., Mattos, P. & Franco, V. A. (2001) Comorbidade em crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção. Arquivos de Neuropsiquiatria, 59(2-B), 401 406.Travella, J. (2004). Sindrome da Atención Dispersa, Hiperactividad en pacientes adultos (ADHD). Recuperado em 14 de novembro, 2009, de http://www.adhd.com.ar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acre - A história de um povo

Acre é uma das 27  unidades federativas  do  Brasil . Localiza-se no sudoeste da  Região Norte , fazendo divisa com duas unidades federativas:  Amazonas  ao norte e  Rondônia  a leste; e faz fronteira com dois países: a  Bolívia  a sudeste e o  Peru  ao sul e a oeste. Sua área é de 164 123,040 km², que equivale aproximadamente ao  Nepal . Essa área responde inferiormente a 2% de todo o país. De acordo com os geógrafos, se trata de um dos  estados com menor densidade demográfica do Brasil  e foi o mais recente que os brasileiros povoaram de maneira efetiva. Nele localiza-se a extremidade ocidental do Brasil. A cidade onde estão sediados os poderes executivo, legislativo e judiciário estaduais é a capital  Rio Branco . Outros municípios com população superior a trinta mil habitantes são:  Cruzeiro do Sul ,  Feijó ,  Sena Madureira  e  T...

Bem-vindo!

Bem-vindo! Este é o blog do projeto "Construindo saberes, dizeres e fazeres na educação", idealizado pelas professoras Francisca M. Machado e Elzie Ribeiro Yarzon em um trabalho conjunto e multidisciplinar nos cursos de Pedagogia e Psicologia do Centro Universitário Estácio/Unimeta. Imagem de  Darkmoon_Art  por  Pixabay . O curso de Pedagogia e Psicologia do Centro Universitário Estácio/UNIMETA, organizou o projeto  “ Construindo saberes, dizeres e fazeres na educação”,  visando auxiliar na mediação de conflitos, fortalecimento do protagonismo dos educandos no processo de aprendizagem, formação continuada de professores e, principalmente, promoção de espaços de participação da comunidade escolar em tempo de pandemia. Para conhecer todo o nosso conteúdo, você pode tocar no menu que fica no canto superior direito, bem no cantinho da tela. Lá você encontra diversas opções de navegação. Para conhecer o projeto completo você pode também acessar o menu projeto ou ...