Jogos educativos: Palavra dentro da palavra
2° ano do ensino fundamental (em processo de alfabetização).
Acadêmicas:
Clicyane Nobre
Elba Pereira
Marcia Nobre
Sandy Vanessa.
Apresentação
O jogo deve ter uma função pedagógica, o professor deve organizar sua ação buscando atingir os objetivos almejados, possibilitando a construção do conhecimento. Ao utilizar o jogo em sala de aula, o ambiente se torna mais rico e produtivo, os alunos têm a oportunidade de descobrir novos conceitos, vivenciando situações semelhantes a realidade.
Assim, os jogos educativos estimulam o desenvolvimento cognitivo, iniciando a criança em novos conhecimentos, favorecendo o desenvolvimento das funções mentais e a aquisição dos conhecimentos escolares como calcular, ler e escrever. Por meio dos jogos o aluno assimila pela observação e pela manipulação, fazendo-se necessário que o professor perceba a singularidade, as especificidades, as dificuldades e o ritmo de cada um para poder atender as suas necessidades, devendo planejar os objetivos, selecionando os materiais ou objetos que pretende usar, conduzindo, orientando e informando, pois os jogos não trazem um saber pronto e acabado.
Por fim, os jogos fazem com que a criança tenha amor às regras, as ordens e a disciplina, sendo que esta última acontece de maneira lúdica, pois a atividade se torna agradável, deixando de ser algo imposto e difícil
Objetivo
Envolver aos alunos do 2º ano do ensino fundamental I a participação nos jogos educativos que têm o poder de fixar o aprendizado e desenvolver a criatividade, autonomia e concentração, além de potencializar o raciocínio lógico e o pensamento crítico e criativo.
Público-alvo
Alunos em processo de
alfabetização, que ainda não compreendam todos os princípios do sistema
alfabético, tal como de palavras que possuem segmentos sonoros semelhantes
possuem também sequência de letras similares, ou os que não compreendam que as
palavras são constituídas de segmentos sonoros menores (silabas). Também pode
ser usado com alunos que necessitam sistematizar e consolidar a correspondência
entre escrita e a sonoridade.
Imagens
identificadas, papel cartão, régua, tesoura, cola, fita dupla face, papel
plastificado, chapinha de cabelo, papel contact, estilete, tesoura de picotar.
Produção do jogo:
- Imprimir as palavras e suas respectivas imagens, recortar e plastificar as que serão utilizadas nos cards, para plastificar é usado papel apropriado e chapinha de cabelo quente.
- Para os envelopes maiores de 16x16 usamos papel cartão nas cores rosa e azul imagens e seus nomes bem como suas respectivas palavras escondidas, recortadas com estilete e tesoura de picotar a parte interna foi plastificada com papel contact para deslizar melhor o envelope.
- Plastificar garante a maior durabilidade do material, ilustrações coloridas trazem prazer visual para as crianças.
Como usar o jogo:
- De forma lúdica a professora vai explicando para os alunos que existem palavras que guardam outras dentro dela.
- Usaremos uma ou duas como exemplo daí é proposto o jogo onde à medida que as imagens são apresentadas a professora vai falando o nome delas e permite um tempinho para que o aluno descubra qual palavra está escondida nela.
- Lembrando sempre que o objetivo é incentivar e estimular o aprendizado e que não é uma competição de quem sabe mais ou não.
- Com os envelopes é possível desenvolver a atividade para a sala toda ou em duplas ou pequenos grupos.
- Os cards podem ser usados de forma individual, estarem plastificados permitem que a professora use pincel para grafar a palavra escondida.
Imagens da produção:
Referências:
CANAL,
C. P. P.; QUEIROZ, S. S. de. Dos níveis de compreensão aos níveis de análise
heurística: novas contribuições conceituais e suas influências metodológicas
sobre a psicologia genética que utiliza jogos de regras. In: ROSSETTI, C. B.
& ORTEGA, A. C. Cognição, afetividade e moralidade: estudos
segundo o referencial teórico de Jean Piaget. São Paulo: Casa do Psicólogo,
2012.
Palavra dentro da palavra. Disponível <https://www.verefazer.org/2019/12/palavra-dentro-de-palavra-atividade-para-educacao-infantil.html?m=1.>. Acesso em 01 de nov. de 2021.
SALTINI, C. J. P.; CAVENAGHI, D.B. Relação entre a Afetividade e a Inteligência no Desenvolvimento Mental da Criança. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.
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