Pular para o conteúdo principal

Ortografia - Diferença entre G e J

DISCIPLINA: Metodologia do Ensino e da Aprendizagem da Língua Portuguesa.


PEDAGOGIA: 4° período

DISCENTES:

Ana Bina, Eliseu Dias, Maisa Silva, Renata Matos

Ortografia - Diferença entre o G e J

4º ano do Ensino Fundamental I

OBJETIVO: Estimular a fixação diferenciação entre G e J para que os alunos dominem as regras ortográficas que regem o uso das letras G ou J, de forma lúdica.

FINALIDADE: Exercitar o conhecimento sobre as regularidades e irregularidades ortográficas que regem a grafia dos sons /gê/.

APRESENTAÇÃO:

A ortografia das palavras é um fato que nos causa indecisão. Mas é algo que vai sendo solucionado de acordo com a nossa busca constante ao dicionário e com a nossa experiência no que se refere à escrita. E na aula de hoje, vamos trabalhar sobre o emprego das letras G e J que pode gerar dúvidas, já que as sílabas “ge” e “je” bem como “gi” e “ji” são homófonas, ou seja, têm o mesmo som, pois as letras G e J assumem o mesmo fonema quando antecedem as vogais E e I. A grafia usando as letras G e J leva em consideração a origem da palavra em questão, o que gera indecisão no aluno, com relação a essa ortografia. Levando em consideração esse tema, criamos duas formas lúdicas para tratar o tema com os alunos:

Utilização do G e do J:

Usamos a letra “G”:

Ø  Para os substantivos terminados em –agem, -igem, -ugem:
por exemplo: miragem – coragem - barragem – ferrugem - vertigem – fuligem – origem.

Ø  Para as palavras terminadas em: -ágio, -égio, -ígio, -ógio, -úgio.
por exemplo: contágio – privilégio- litígio – relógio – refúgio

Usamos a letra “j”:

Ø  Nas formas verbais terminadas em –jar:
p
or exemplo: viajar – arranjar – despejar

Ø  Nas palavras de origem tupi, africana ou árabe:
p
or exemplo: jiboia – pajé – manjericão – Moji – canjica.

Palavras derivadas de outras que já apresentam a letra “j”:

Ø  cereja –> cerejeira;

Ø  laranja –> laranjeira;

Ø  loja –> lojinha

BINGO ORTOGRÁFICO G OU J

A brincadeira do bingo foi adaptada com o objetivo de desenvolver além da atenção e concentração, o uso dos conhecimentos prévios, ao ter que pensar para descobrir a forma como é escrita tal palavra que for ditada pela professora no provérbio sorteado. Ao todo serão utilizados 15 provérbios ou ditados populares que varia na forma da escrita entre G e J, e os alunos terão que ficar atentos a cada palavra dita pela professora e transcrever em sua cartela a palavra que contém uma dessas duas letras de acordo com seus conhecimentos. Quem preencher primeiro e corretamente toda a cartela ganhará um prêmio de incentivo. Além de que, terá uma correção explicativa junto com todos os alunos.

Materiais utilizados para a confecção da cartela

Folha A4, pincéis, lápis de cor, régua, acesso a internet para a busca dos ditados/provérbios populares.


REFERÊNCIAS

DITADOS populares provérbios. Mulher Virtual. Disponível em: https://mulhervirtual.com.br/ditados.htm. Acesso em: 29 de nov. de 2021.

FERNANDES, Marcia. 60 provérbios e ditados populares mais populares do Brasil. Toda Matéria, São Paulo, 08 de setembro de 2020. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/proverbios-e-ditados/. Acesso em: 29 de nov. de 2021.

DUARTE, Vânia. O emprego das letras G e J. Escola Kids. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/portugues/o-emprego-das-letras-g-e-j.htm. Acesso em: 29 de nov. de 2021.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acre - A história de um povo

Acre é uma das 27  unidades federativas  do  Brasil . Localiza-se no sudoeste da  Região Norte , fazendo divisa com duas unidades federativas:  Amazonas  ao norte e  Rondônia  a leste; e faz fronteira com dois países: a  Bolívia  a sudeste e o  Peru  ao sul e a oeste. Sua área é de 164 123,040 km², que equivale aproximadamente ao  Nepal . Essa área responde inferiormente a 2% de todo o país. De acordo com os geógrafos, se trata de um dos  estados com menor densidade demográfica do Brasil  e foi o mais recente que os brasileiros povoaram de maneira efetiva. Nele localiza-se a extremidade ocidental do Brasil. A cidade onde estão sediados os poderes executivo, legislativo e judiciário estaduais é a capital  Rio Branco . Outros municípios com população superior a trinta mil habitantes são:  Cruzeiro do Sul ,  Feijó ,  Sena Madureira  e  T...

Bem-vindo!

Bem-vindo! Este é o blog do projeto "Construindo saberes, dizeres e fazeres na educação", idealizado pelas professoras Francisca M. Machado e Elzie Ribeiro Yarzon em um trabalho conjunto e multidisciplinar nos cursos de Pedagogia e Psicologia do Centro Universitário Estácio/Unimeta. Imagem de  Darkmoon_Art  por  Pixabay . O curso de Pedagogia e Psicologia do Centro Universitário Estácio/UNIMETA, organizou o projeto  “ Construindo saberes, dizeres e fazeres na educação”,  visando auxiliar na mediação de conflitos, fortalecimento do protagonismo dos educandos no processo de aprendizagem, formação continuada de professores e, principalmente, promoção de espaços de participação da comunidade escolar em tempo de pandemia. Para conhecer todo o nosso conteúdo, você pode tocar no menu que fica no canto superior direito, bem no cantinho da tela. Lá você encontra diversas opções de navegação. Para conhecer o projeto completo você pode também acessar o menu projeto ou ...